Como Reduzir Desperdícios na Indústria: 5 Dicas Para Você Aplicar na Sua Empresa

ERP Oniun > Blog > Sistema ERP > Como Reduzir Desperdícios na Indústria: 5 Dicas Para Você Aplicar na Sua Empresa
Conheça a Oniun

Como Reduzir Desperdícios na Indústria: 5 Dicas Para Você Aplicar na Sua Empresa

Como Reduzir Desperdícios na Indústria: 5 Dicas Para Você Aplicar na Sua Empresa

Para reduzir desperdícios na indústria, existem várias estratégias eficazes que podem ser implementadas pelo empresário. Dentre elas, destacam-se a gestão de resíduos, o uso de tecnologias, o monitoramento de processos e outras práticas que serão devidamente explicadas no decorrer do texto.

É amplamente conhecido que o processo produtivo das indústrias é um dos mais poluentes do mundo. Segundo um levantamento realizado em 2023, durante o ano de 2022, a indústria brasileira desperdiçou mais de 500 bilhões de reais, o equivalente a 5,6% do PIB nacional.

Um dos grandes causadores desse desperdício significativo é a má gestão dos processos industriais, uma vez que ele poderia ser evitado se as empresas aproveitassem plenamente todos os recursos já disponíveis em seus parques industriais. Em outras palavras, trata-se do desperdício das indústrias em relação à capacidade oculta da produção que não foi realizada.

Felizmente, há um crescente nível de conscientização sobre a importância de reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade. Isso indica um progresso significativo na direção certa para o Brasil, pois a maioria de suas empresas já se preocupam em reduzir o desperdício.

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aproximadamente 9 em cada 10 médias e grandes indústrias brasileiras estão implementando medidas para evitar o desperdício de água e energia. Embora seja um passo positivo, ao analisar o resultado da pesquisa mencionada, fica evidente que o problema do desperdício ainda é de proporções consideráveis e requer uma abordagem mais abrangente e eficaz.

O que é desperdício?

 

Segundo uma metodologia chamada Lean Manufacturing, desperdício é qualquer atividade que consome recursos, sem agregar valor ao cliente ou produto final. Sendo assim, a redução de desperdício minimiza o uso inadequado de recursos.

Ao adotar práticas mais sustentáveis, as empresas não apenas melhoram sua competitividade, mas também reduzem seus impactos ambientais e aumentam a qualidade de seus produtos.

É importante ressaltar que os desperdícios na indústria podem surgir de diversos lugares, desde os mais básicos como matéria prima, até os mais inusitados, como nos recursos humanos.

Segundo a metodologia Lean, anteriormente mencionada, existem 7 desperdícios da produção:

  • Produção em excesso: 

Produzir mais do que o necessário é um dos maiores desperdícios na indústria. Cada etapa deve fornecer exatamente o que é solicitado, garantindo que a cadeia de valor atenda à demanda real. 

  • Espera: 

A espera ocorre quando há interrupções no fluxo contínuo de produção, resultando em tempo ocioso de pessoas ou equipamentos. Como em situações nas quais a produção é interrompida devido a falta de materiais ou informações, resultando em ineficiência operacional e desperdício de recursos.

  • Processamento desnecessário:

Esse desperdício acontece quando são realizadas atividades que não agregam valor ao produto final. Isso inclui processos redundantes, como conferências repetidas e tratamentos desnecessários, que consomem tempo e recursos sem trazer benefícios significativos.

  • Estoque:

Estoques excessivos indicam capital parado e problemas no sistema de produção.

  • Transporte:

O transporte desnecessário de materiais dentro ou fora da empresa resulta em desperdício de tempo e recursos. Isso ocorre devido a fluxos de trabalho inadequados, estoques intermediários e esquemas de abastecimento ineficientes, aumentando os custos logísticos e diminuindo a eficiência operacional.

  • Movimentação: 

Movimentos desnecessários de pessoas dentro da empresa também representam desperdício de tempo e energia. Isso inclui a busca por ferramentas e estações de trabalho distantes, resultado de layouts ineficientes que exigem movimentos excessivos, prejudicando a produtividade e aumentando a fadiga dos funcionários.

  • Correção:

Corrigir erros após a produção inicial é um desperdício comum. Isso envolve a necessidade de inspeções adicionais e retrabalho para corrigir falhas, resultando em desperdício de tempo, recursos e mão de obra. O ideal é evitar erros desde o início, garantindo eficiência e qualidade desde a primeira vez.

Vantagens da redução de desperdícios na indústria

As vantagens da redução de desperdício na produção industrial são bastante significativas, tanto do aspecto econômico quanto ambiental e social.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que os brasileiros estão cada vez mais interessados em consumir marcas que demonstram preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida de todos os envolvidos na cadeia produtiva. Mais de 70% dos brasileiros afirmam ser consumidores ambientalmente conscientes

A adoção da responsabilidade social e sustentabilidade na indústria é motivo de destaque, pois a redução de desperdícios é vista como uma prática empresarial responsável, capaz de melhorar a reputação da empresa no mercado.

Além disso, a redução de desperdícios implica na redução de custos, o que resulta em maior eficiência operacional.

Empresas que adotam essa abordagem como parte de sua filosofia tendem a potencializar seus investimentos e otimizar seus custos, eliminando processos ineficientes que consomem materiais, insumos e tempo de maneira desnecessária.

Como reduzir o desperdício na minha indústria? 

Para te ajudar a reduzir o desperdício na sua empresa, separamos 5 dicas práticas que vão mudar a forma como você lida com os processos empresariais.

Ao implementar essas estratégias, sua indústria estará no caminho certo para uma operação mais eficiente, sustentável e duradoura:

  • Mapeamento de processos:

Inicie com uma análise de dados, identificando e documentando todos os processos envolvidos na produção, desde a coleta da matéria-prima até a entrega do produto final, levando em consideração, principalmente, os 7 tipos de desperdícios anteriormente mencionados: Produção em excesso; Espera; Processamento desnecessário; Estoque; Transporte; Movimentação e Correção.

  • Gestão eficiente:

Realize a gestão de estoque de forma qualificada para evitar o acúmulo de insumos desnecessários, que paralisam parte do capital da empresa. Invista também na gestão de produção, mantendo-a alinhada com as demandas do mercado. 

É indicado ainda, para otimização da produção, implementar uma política de manutenção preventiva evitando falhas de maquinário na indústria, e desperdícios relacionados a tempo de espera e gastos com reparos.

  • Gestão de resíduos:

Promova a reutilização de materiais sempre que possível, reduzindo assim a necessidade de descarte e minimizando o impacto ambiental. 

A gestão de resíduos é uma causa altamente discutida e valorizada. Atualmente, existe a Certificação Lixo Zero, emitida às empresas que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente.  

  • Otimização de processos:

Explore tecnologias e práticas que melhorem a eficiência operacional e o monitoramento de processos, como a automação, inteligência artificial, sistemas e softwares que coletam dados em tempo real e integram processos, garantindo uma produção otimizada e alinhada com as demandas do mercado.

  • Compromisso com a melhoria contínua:

Mantenha-se atualizado com as tendências e tecnologias atuais, buscando constantemente formas de otimizar os processos e reduzir desperdícios.

Como a inovação pode ser uma aliada no combate ao desperdício

Atualmente, com o avanço da indústria 4.0, é imprescindível destacar o papel da inovação no aprimoramento das operações industriais. A tecnologia, nesse contexto, surge como uma aliada fundamental na redução de desperdícios.

Os sistemas e softwares disponíveis hoje auxiliam gestores e líderes a gerir os estoques de forma mais eficiente, minimizando problemas e gastos desnecessários com acúmulo de materiais. Além disso, os ERPs possibilitam a coleta de dados e integração entre a indústria e outros agentes comerciais, alinhando a produção às demandas do mercado.

É importante ressaltar que a redução de desperdícios na indústria demanda uma abordagem abrangente, que engloba diversos aspectos operacionais, como amplamente explicado nos tópicos acima. Nesse sentido, a inovação tecnológica representa um dos caminhos mais promissores a serem seguidos pelos gestores industriais.

Dentre os benefícios que podem ser obtidos com um sistema de gestão, destaca-se:

  • Monitoramento de processos: A coleta de dados em tempo real de todos os processos da produção permite a identificação e uma rápida resposta a possíveis falhas, gargalos e ineficiências, garantindo uma operação mais fluida e produtiva.
  • Gestão de estoque: Através da automação para o monitoramento de estoque, o sistema de gestão ajuda a evitar a superprodução ou a falta de materiais, otimizando assim os níveis de estoque e reduzindo o desperdício de recursos.
  • Otimização da produção: A partir dos dados coletados, o sistema de gestão auxilia na programação otimizada da produção, garantindo que a capacidade da fábrica seja utilizada de forma eficiente. Isso evita tanto a produção excessiva, que leva ao acúmulo de estoque e desperdício de recursos, quanto à produção insuficiente, que resulta em atrasos e perdas de oportunidades de vendas.
  • Análise de dados: A tecnologia contribui para uma coleta automatizada e uma análise inteligente de uma grande quantidade de dados. Essa análise possibilita a identificação de tendências e oportunidades de melhoria que podem levar à redução de desperdícios, seja na identificação de padrões de consumo de materiais, seja na otimização de processos produtivos.

No mercado, existem várias opções disponíveis para atender as necessidades de cada negócio, desde produtos genéticos, que podem ser utilizados em qualquer segmento, até softwares desenvolvidos especificamente para determinados setores, como é o caso do ERP Oniun que foi criado para ser um sistema de gestão empresarial para indústria.

Para saber mais sobre o ERP Oniun e como ele pode transformar a relação da sua empresa com o desperdício industrial, faça um orçamento ou entre em contato pelo telefone (46) 3025-9980 para tirar suas dúvidas e seguir rumo ao futuro, acompanhado pela tecnologia e sustentabilidade.

Leave A Comment

All fields marked with an asterisk (*) are required

Abrir bate-papo
Alexandre Cavalheiro
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?